20 março 2017

Dicas para comprar um imóvel


Escolher a casa ideal parece ser uma tarefa simples, porém, o investimento normalmente é alto, não seria como uma roupa que a troca é feita facilidade. O ideal seria olhar casas na sua média de preço e algumas abaixo e acima, para você ter um parâmetro do mercado, e usar de argumento em sua negociação.
Outra ideia que auxilia muito, é fazer uma lista de desejos, por exemplo:
1- Cozinha mobiliada;
2- Armários embutidos;
3- Churrasqueira;
4- Garagem coberta
5-  Dois dormitórios.
Talvez você nem veja tantas casas, mas se esse for o caso, sempre acontece da pessoa nem lembrar todos os detalhes, por isso, tire muuuuuuuuuuuuuuuuuuitas fotos! Muitas vezes os sites de compra e vendas oferecem fotos muito boas, mas nem todo caso é igual.
Depois que a pessoa sabe exatamente o que procura em um imóvel e vai a procura, existem coisas que não podem passar desapercebidas, a casa própria tem que trazer paz e não tormenta.

Localização:

Claro que varia muito de acordo com o perfil do comprador, então você tem que avaliar se o bairro é seguro, limpo, barulhento. Uma boa dica é não morar perto de bares, escolas  e igrejas. A não ser que você goste de barulho, se não for o caso, cooooorra! 
Outro fator muito importante é o fácil acesso ao trabalho, escola, transporte público, dependendo da pessoa, avaliar se existem muitos lazeres em volta, como parques e shoppings.
É muito importante saber a onde o imóvel está localizado, a partir do momento que a compra  é feita, você também fará parte da vizinhança, por isso, fazer uma pequena avaliação, trocar umas palavras, dar um bom dia, ajudará a conhecer um pouco quem serão os vizinhos.

Avaliação do imóvel:

Quando eu digo avaliação, não estou dizendo de valores no mercado, e sim, esgoto, elétrica, hidráulica e estrutura. Muitas vezes a casa é linda, mas o esgoto está condenado, ou a estrutura está comprometida, e acaba que tudo isso influencia no valor. É muito importante saber se a reforma compensa, talvez uma casa pronta não saia mais caro, talvez não... Uma dica muito importante é, sempre abra todos os armários se  a casa oferecer armário embutido, veja por dentro, acenda as luzes, abra as torneiras, tire o tapete e olhe em baixo, se tiver banheira, ligue, veja se a piscina não possui trincas. Não tenha vergonha, peça para o corretor fazer isso! Muitas vezes a casa é velha e pode  ter problemas como esse, e até mesmo em casas mais novas.

Documentação e financiamento:

Isso tudo é primordial, se a casa não estiver 100% ok, corra! Se financiar for o caso, verifique com a corretora se será possível. Essa parte mais burocratística você pode ler melhor clicando aqui.