20 fevereiro 2017

Papo sobre TFG com Roger do canal ARQmente


Para quem não conhece, o Roger tem um canal de Arquitetura no Youtube, chamado ARQmente, ele é formado em Arquitetura e Urbanismo, ou seja, passou pelo TFG e hoje contará um pouco de como foi tudo isso.

1- Qual foi o tema do seu TFG, por que essa foi sua escolha e quanto tempo foi preciso para definir que esse era o tema ideal?

Roger: O tema do meu TFG foi projeto de assentamentos urbanos para habitação social, escolhi esse tema porque me identifico com a área de estudo e considero que bons projetos urbanos podem melhorar a vidas de todos. Eu defini o tema em 2 meses, durante aula de preparação do TFG, para depois desenvolver e defender minha tese.

2- Um semestre antes do preparo para o TFG, você já se sentia pressionado?

Roger: Sinceramente não, sempre tive interesse pela área urbana, mas obviamente fiquei um pouco nervoso, já que desenvolvi um projeto completamente do zero. O TFG é um projeto que nos define como arquitetos urbanistas.

3- Como foi todo o processo durante o preparo do TFG?

Roger: Foi um processo de muita pesquisa e preparo, para construir uma ideia de projeto que me agradasse e me sentisse bem fazendo o projeto. Para mim o processo foi trabalhoso, mas tranquilo.

4- Para você, qual foi o grau de importância do seu orientador?

Roger: A escolha da minha orientadora é de fundamental importância. Veja bem, a orientadora que escolhi atuou como parceira do meu trabalho e esteve presente sempre que possível. O orientador ele está ali para te ajudar a melhorar e  seu projeto mas também para orientar na vida profissional.

5- Hoje você está formado, quais seus planos para o futuro?

Roger: Estou formado desde julho de 2016 e  mesmo que o  mercado na minha cidade, não esteja bom no momento, estou sempre correndo atrás, investindo em minha carreira e me aprimorando. O importante nesse momento é não ficar parado, senão as oportunidades não virão. Sem contar que estou com o meu canal de arquitetura, o ARQmente a dois anos, com muita satisfação.

6- Você tem alguma dica para os que estão prestes a fazer o TFG?

Roger: Faça aquilo que você pretende fazer enquanto arquiteto atuante no mercado escolha um bom orientador e dê o máximo de si nesse projeto. Porque ele te define como arquiteto urbanista e depende exclusivamente de você.

Gostaria de agradecer a oportunidade de aparecer e compartilhar minhas experiências. Um abraço e Roger that!\o. 

Gabie Müller: Imagina, para mim foi um imenso prazer. Fiquei super animada com suas respostas!
Siga o ARQMente no Instagram: @ARQmente ou clique aqui.
E se inscreva no canal: clicando aqui.