04 novembro 2016

Experiências com grupos ruins


Tenho certeza que todo mundo já passou por isso na época de escola, mas quando chega na faculdade, principalmente de Arquitetura que 90% das avaliações são feitas através de trabalhos e a maioria é em grupo, sente na pele o que é depender do colega. Minha turma é muito legal, todo mundo é educado e gentil, não tenho do que reclamar. Mas, no segundo semestre, uma pessoa surtou no meio do projeto de Urbanismo e deixou meu grupo na mão, e para piorar, outra pessoa desistiu da matéria. Resultado, tivemos que correr com essas partes em menos de uma semana. Foi o meu primeiro trabalho de Urbanismo, eu vivi uma experiência que envolvia desespero e pressão psicológica. Mas no final eu tirei uma boa nota :) O bom é que sempre todo trabalho é recompensado.

Outro problema que eu tive, foi no 3º semestre, também na matéria de Urbanismo, tínhamos que fazer uma monografia, formei um grupo com alunos novos, ERRO FATAL! Um nem ia para aula, estava sempre no hospital, outro apareceu no primeiro dia e nem dava notícia, outro aparecia, dava umas ideias, ajudava bem pouco, e outro ajudava, porém fazia tudo de última hora. Eu achei que pelo menos duas dessas pessoas iriam realmente fazer, então confiei, no final eu acabei fazendo 99,9% do trabalho, e o pior, tive que concluir no dia da entrega. Nesse dia, o computador travou e as páginas ficaram sem numeração (e eu acho que os professores não perceberam isso). Sinceramente, foi o pior dia de todos na faculdade, eu fiquei exausta fisicamente e mentalmente.

Uma coisa que me irrita constantemente, são pessoas que não tem iniciativa, por exemplo, se alguém não falar o que tem que fazer, a pessoa não faz! Mas... A pessoa ajudando, reclamar para que né? Fora isso, formei grupo com pessoas muito legais e dedicadas, normalmente o que mais acontece é o grupo ter preguiça de se reunir.

Que nem dizem, lidar com pessoas talvez seja o maior desafio na vida, mas é só ter calma e não deixar esses problemas tomarem conta da situação, e claro, ser muito criterioso na escolha.