06 novembro 2016

Coisas para saber antes de escolher Arquitetura



Eu entrei preparada, mas muitas pessoas não tem noção dos perrengues do curso. Vou contar as minhas experiências e espero que ajude. Se após ler tudo isso, você ainda quiser ser um arquiteto, parabéns!

1- O curso é CARO!
Se você for comparar a mensalidade dos demais cursos, Arquitetura entra no grupo dos mais caros.
2- Saber desenhar, vai ser bom, mas NÃO é o essencial! 
Sério, eu tenho muita vontade de rir quando alguém me fala que quer fazer Arquitetura por que sempre gostou de desenhar, ou fico muito triste quando alguém desiste por que acha que desenha mal. Sinceramente? Quem sabe desenhar, vai saber se expressar melhor através de croquis, mas na hora da entrega final, todos desenhos são técnicos, e existe uma matéria no primeiro semestre que se chama -  Desenho Técnico de Arquitetura, e depois da fase do desenho à mão, todos serão entregues no AutoCad ou nos demais programas.
Mesmo que você desenhe mal, treine maneiras de representar sua ideia, apenas!
3- Você vai gastar muito dinheiro no 1º semestre com os materiais!
É quase uma facada, mas sim, todos materiais são absurdamente caros. Eu fiz um post com os preços, CLIQUE AQUI.
4- Você terá que fazer maquete para todos projetos!
Quando eu falo projeto, quero dizer todas as matérias que não estão relacionadas a Urbanismo (graças a Deus). Eu estou no 3º semestre, e já fiz dois prédios, dois pavilhões, 4 casas, um conjunto habitacional... Futuramente terei que fazer uma biblioteca, museu... e por ai vai.
5- Depois do 1º semestre vai continuar gastando muito dinheiro com as plotagens e maquetes!
Ai beleza, você comprou tudo no primeiro semestre, mas cada material para fazer  maquete custa muito caro, quando você estiver passando pelo corredor da faculdade e ver uma lixeira cheia de retalhos bons para aproveitar, não vai resistir! Fora que as plotagens (plotagem é a impressão das folhas maiores que A4) são frequentes, e adivinha só? CARAS!
6- Se você não tiver cuidado, vai gastar dinheiro com materiais até acabar o curso
No curso você irá se reunir com muita frequência com seu grupo, se você viu a lista de materiais citada no item 3, vai perceber que perdas serão comuns, muitas vezes algum colega levará para casa por engano. Uma boa dica é por nome em tudo!
7- Urbanismo não é apenas sobrenome, é uma profissão
URBANISMO NÃO É APENAS UM SOBRENOME. Na minha faculdade, muitas pessoas entraram sem saber que é uma área muito difícil, e que o arquiteto pode trabalhar (se não pegar raiva durante o curso).  Saiba mais sobre Urbanismo CLICANDO AQUI.
8- Não é mentira nem exagero, você vai perder noites de sono :(
Talvez você nem perca muitas noites de sono com Urbanismo por que tudo é em grupo, mas projeto... Você vai achar que acabou tudo, mas o professor SEMPRE vai arrumar um defeito!
9- Sim, a solução será energéticos, cafés e chás!
Sempre tive o costume de tomar muito café, então não achei que isso fosse acontecer, mas depois do 2º semestre o consumo triplicou.


10- Estágio na área vai ser mais difícil do que ganhar na mega-sena :@
Nem quero citar muito para não chorar... é realmente muito concorrido e difícil.
11- Relaxa, que a matemática do curso é tranquila
Eu posso contar um segredo? Nunca fui boa em matemática na escola e até agora não peguei DP por conta de cálculos. Um bom conselho é sempre revisar matemática básica.
12- Muitos projetos serão feitos em grupo
Tem o lado bom, se você arrumar um grupo que preste, e tem o lado PÉSSIMO. Eu contei algumas experiências clique aqui para ver.
13- Vida social X estudar
Se você quer ser um bom arquiteto, ou pelo menos passar na faculdade, fique sabendo que terá dias que você não irá sair com amigos para poder concluir projetos.
14- 98% das avaliações são trabalhos
Eu sinceramente amo fazer os trabalhos de Arquitetura, mas terá momentos que você vai querer fazer uma prova valendo 9 e os trabalhos 1 ponto.
15- Viagens
O curso de Arquitetura oferece muitas viagens, e são bem baratas se for comparar por ai.
16- Computador
Você vai precisar de um computador bom para instalar todos os programas que são extremamente pesadíssimos.



Ficou com dó dos estudantes de Arquitetura?  Não fique, a maioria faz por amor, e por amor tudo é mais gostoso!