15 outubro 2016

Casa das Canoas de Oscar Niemeyer


Quase não menciono sobre as obras do famoso Oscar Niemeyer, que foi e é conhecido por todos apreciadores e não apreciadores da arte arquitetônica, sempre buscou uma identidade visual completamente fora dos padrões atuais da época. Mantinha-se nas vanguardas artísticas e não se preocupava apenas em modernizar ou atualizar, e sim em revolucionar radicalmente as modalidades e finalidades.

Em suas obras, é possível notar que ele possuía o desejo de diminuir a distância entre pintura e escultura e aplicava essas artes no meio da construção civil, tanto que a Casa das Canoas (minha obra residencial favorita) possui diversas esculturas, incluindo a escada que é uma obra esculpida e inspirada nas formas da mulher brasileira. Buscava também, a funcionalidade decorativa, assim foi construindo seu estilo próprio e com certeza totalmente inovador.

“A Casa das Canoas, projetada pelo e para o próprio arquiteto Oscar Niemeyer entre 1950 e 1954, é sem sombra de dúvidas uma das obras mestras da arquitetura residencial moderna. A coberta, uma sinuosa laje plana, é mais uma vez o que define o projeto. Porém, aqui, a natureza cria um rico contraste em harmonia com o construído. A casa insere -se e destaca-se na paisagem, ao mesmo tempo que a natureza é enfatizada por ela. Essa inserção é enfatizada pela presença de uma grande rocha incrustada à casa. Todo o projeto gira em torno e parece surgir dela. Para quem está dentro, essa rocha parece atravessar as paredes e janelas, formando parte íntegra do ambiente. Pela área externa, a rocha parece brotar do interior da casa e deslizar suavemente pela piscina.”  (Disponível em: Archdaily. Acesso em: 15 de outubro de 2016).











Endereço: 2314, Estr. das Canoas, 2134 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ