14 agosto 2016

Box House por Yuri Vital

"Com objetivo de quebrar os paradigmas ingênuos da nossa sociedade preconceituosa, este projeto de habitação popular de baixo custo pode ter qualidade funcional e estética sem custos extras". Yuri Vital.

Sua frase acima já diz tudo, Yuri Vital desenvolveu este projeto de uma maneira que o custo fosse baixo e não perdesse a estética, um bom projeto faz toda diferença!


O conjunto fica localizado em um bairro de baixa renda, chamado Brasilândia na zona norte paulista. O arquiteto optou por construir casa modulares, o que reduziria muito os custos. E devido ao declive muito acentuado do terreno, o arquiteto previu que seria necessário criar uma rua interna (particular dos moradores).

A necessidades dos clientes era de uma vaga particular, e não estacionamento coletivo. No entanto, se a vaga ficasse a frente da casa, perderia metragem, se ficasse abaixo da casa ultrapassariam os 6 metros exigidos pela prefeitura de São Paulo. Então Yuri locou a garagem e o depósito no nível mais baixo, que seria sobreposto pela sala, lavabo, cozinha, e área de serviço e acima os 2 quartos, um com varanda e um banheiro.


 A caixa d’água tornou-se a solução estrutural e plástica do projeto, sendo localizada na fachada frontal da unidade, diferenciando-se das demais unidades habitacionais do mesmo porte
.


É realmente um grande diferencial, eu mesmo quando vi nem desconfiei que era residência de baixa renda. A  Box House foi premiada pelo - 1) Melhor da Arquitetura 2010, revista Arquitetura  & Construção, 2) IAB-SP 2008, categoria Habitação de Interesse Social, 3) Bienal Ibero Americana de Arquitura de 2010, Colômbia, 4)  Prêmio New Classes Practices 2011 - New York.

Área: 1011 m2 no total, e casa unidade possui 47m2
Local:  Av. Itaberaba, 3336, Brasilandia, São Paulo, SP - Brasil.
Arquiteto: Yuri Vital
Ano: 2008