06 março 2016

Palestra do Ruy Ohtake e presença da Brunete Fraccaroli


Não sei se muita gente sabe, mas eu morava em Manaus, e de lá eu admirava as obras do Ruy Ohtake, vim para São Paulo e pude aprecia-las, principalmente depois de começar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo. E poder estar numa palestra apresentada pelo Ruy,  na primeira fila e com a presença da Brunete Fracaroli, UAU!  Tinha conversado com ele uns dias antes e adorei, ele tirou foto, foi todo gentil, conversei com a Brunete e ela foi uma fofa. Bom, enfim...

Sobre a palestra, além de poder estar presente, eu posso dizer com toda certeza que eu saí com  um olhar totalmente diferente, ele mencionou muito sobre mudanças, por que fazer tudo sempre igual? Por que não ousar? Como ele mesmo disse "Viva na vanguarda". Eu tinha um olhar muito comum até ontem (04/03/2016), mas agora eu olho e vejo o quanto as coisas são tão clichês, as pessoas manterão-se  numa zona de conforto, as casas são iguais, com janelas retangulares, sem cores... "Use cores, essa cultura de usar creme veio da Europa, na época muitas pessoas foram estudar fora e trouxeram essa cultura pro Brasil" Ruy Ohtake, nesse momento ele mostrou umas obras em que tinha azul e vermelho vivo, "Não use tons de verde, use verde". 

Foi uma palestra totalmente enriquecedora, ele não é um arquiteto comum, ele é louco, ele põe uma mesa de 11 metros cheia de curvas, ele sai da zona de conforto, da zona comum e clichê. Isso é sensacional! 





A palestra aconteceu na Expo Revestir.